terça-feira, 30 de junho de 2009

CICLISMO E SAÚDE

O ciclismo queima calorias e melhora a capacidade cardiovascular

Hoje em dia, muitas cidades tem ciclovias e mesmo aquelas que não dispõe deste tipo de via, oferecem opções como pedalar em parques arborizados ou no calçadão das cidades de praias que temos espalhadas pelo país. Por ser um exercício aeróbico, assim como a corrida e a caminhada, é ideal para quem precisa queimar calorias, contribuindo para a perda de peso, pois uma hora pedalando queima cerca de 530 kcal.

Também melhora a capacidade cardiovascular e respiratória e trabalha ainda os músculos das pernas , especialmente o quadríceps, da coxa posterior e da panturrilha.

Para que o exercício funcione bem, é importante que o praticante desenvolva a prática em terrenos com aclives e declives, para exercitar bem toda a musculatura exigida durante o treinamento.

Outra recomendação é que a cada 5 ou 10 minutos o ciclista se levante do banco e pedale em pé durante algum tempo. Isso é importante para que ocorra a circulação sangüínea na região pubiana. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.

O ciclismo, assim como a natação, tem uma vantagem sobre outras atividades aeróbicas como corridas e caminhadas, que é a diminuição do efeito da carga de peso corporal sobre a ossatura e os músculos durante a prática do exercício.

Mesmo assim, não é muito recomendável para pessoas com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem ser prejudiciais. E não se esqueça de fazer aquecimento antes de sair por aí pedalando, para evitar o risco de uma distensão muscular. Por Marco de Cardoso


Autor: Yahoo - Bem Estar

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Características Psicológicas durante Pico de Performance

Características Psicológicas durante Pico de Performance por Hugo Pradoneto c/ complemento do livro Applied Sports Psychology 3rd edition

O esporte é tudo, e só é prejudicial se feito de maneira incorreta e sem acompanhamento profissional. Quem faz não larga, e quem tem objetivos altos, está sempre em busca do aperfeiçoamento e do PICO NA PERFORMANCE.

O pico de performance (Peak Performances) significa aquele momento mágico aonde um atleta consegue executar sua performance física e psicologicamente sem nenhum erro, de uma maneira excepcional e natural.

Essas performances geralmente resultam em recordes pessoais. Esse é o momento onde atletas e técnicos trabalham tanto em busca da excelência. Como os atletas podem ser treinados para que eles alcancem esses picos de performance? Quais são as características principais de atletas que atingem esse momento mágico?

Particularmente com mais de 13 anos praticando esportes de resistência no nível profissional (triathlon, ciclismo e mountain bike) o principal é ficar tranqüilo e deixar tudo fluir naturalmente. Por experiência própria acontece muitas vezes de nós atletas fazermos tudo certo para alcançarmos um pico em uma competição importante e porque às vezes gastamos uma temporada inteira para ir bem em apenas uma competição, com isso há uma pressão muito grande, o que pode acabar atrapalhando.

Nos últimos 20 anos, houveram muitas pesquisas nos aspectos psicológicos que levam ao pico de performance. Ken Ravizza foi um dos primeiros psicólogos esportivos a publicar um estudo com as experiências subjetivas de atletas durante seus pico de performance. Mais de 80% dos atletas perceberam as seguintes características:

• Nenhum medo de perder
• Sem pensamentos sobre a performance em si
• Foco total na atividade
• Performance fluindo naturalmente e sem esforço
• Sentimento de estar em total controle da situação
• Experiência única, temporária e involuntária

Em outro estudo, Loerh and Garfield entrevistaram centenas de atletas de elite e identificaram 6 caracteristicas físicas e mentais que os levaram ao pico de performance:

1. Relaxamento mental – isso foi descrito como uma paz interior. Os atletas responderam que tinham um alto nível de concentração nesse estado fazendo como se o tempo estivesse mais lento. Em contrapartida, a perda da concentração foi relacionada ao senso de que tudo estava acontecendo rápido demais.
2. Relaxamento físico - sentimento de que os músculos estavam relaxados e fluindo com os movimentos
3. Confiante/otimista – Atitude positiva, autoconfiança e otimismo. Conseguir manter o controle e a pose mesmo em momentos difíceis da competição.
4. Foco no Presente – Quando você tem a harmonia quando o corpo e a mente estão trabalhando juntos. Nenhum pensamento do futuro ou do passado. O corpo funciona automaticamente, sem esforço mental.
5. Muita energia – Um estado de alta energia frequentemente descrita como sentimentos de satisfação, ecstasy, intensidade, e estar “quente”
6. Alerta extraordinária- o atleta está alerta a tudo. Ele está alerta em relação à reação dos outros competidores, eles parecem ler o próximo passo dos outros atletas.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

INÍCIO DESSA COLUNA

Informamos aos amigos que esta coluna estrará em atividade ainda este mês.
Abordaremos assuntos relacionados com o ciclismo e seus reflexos na saúde dos seus praticantes. Dois assuntos serão esclarecidos nas primeiras publicações, que são:

1)As verdades e mentiras sobre próstata e bicicleta -
Tema será esclarecido pelo Dr.Hiram Paiva, cirurgião médico,
professor da UFRN na cadeira de Urologia e nosso amigo ciclista.

2)Os problemas bucais no desempenho dos ciclistas -
Tema será abordado por Dra. Patrícia Guerra, odontóloga
e Diretora Financeira da FNC.

Aguardem!