terça-feira, 30 de junho de 2009

CICLISMO E SAÚDE

O ciclismo queima calorias e melhora a capacidade cardiovascular

Hoje em dia, muitas cidades tem ciclovias e mesmo aquelas que não dispõe deste tipo de via, oferecem opções como pedalar em parques arborizados ou no calçadão das cidades de praias que temos espalhadas pelo país. Por ser um exercício aeróbico, assim como a corrida e a caminhada, é ideal para quem precisa queimar calorias, contribuindo para a perda de peso, pois uma hora pedalando queima cerca de 530 kcal.

Também melhora a capacidade cardiovascular e respiratória e trabalha ainda os músculos das pernas , especialmente o quadríceps, da coxa posterior e da panturrilha.

Para que o exercício funcione bem, é importante que o praticante desenvolva a prática em terrenos com aclives e declives, para exercitar bem toda a musculatura exigida durante o treinamento.

Outra recomendação é que a cada 5 ou 10 minutos o ciclista se levante do banco e pedale em pé durante algum tempo. Isso é importante para que ocorra a circulação sangüínea na região pubiana. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.

O ciclismo, assim como a natação, tem uma vantagem sobre outras atividades aeróbicas como corridas e caminhadas, que é a diminuição do efeito da carga de peso corporal sobre a ossatura e os músculos durante a prática do exercício.

Mesmo assim, não é muito recomendável para pessoas com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem ser prejudiciais. E não se esqueça de fazer aquecimento antes de sair por aí pedalando, para evitar o risco de uma distensão muscular. Por Marco de Cardoso


Autor: Yahoo - Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário