quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PROBLEMAS BUCAIS PODEM REDUZIR EM ATÉ 21% O RENDIMENTO DO ATLETA

Cuidados com a boca são decisivos para o desempenho de atletas

Poucos sabem, mas o rendimento de um atleta ou até mesmo um simples treino para garantir a qualidade de vida, pode ser atrapalhado por um problema bucal.
Os esportistas, sejam eles profissionais ou amadores, exigem muito do seu físico e por isto devem ter maiores cuidados com sua saúde e a saúde bucal não pode ser deixada de lado.
Não restam dúvidas de que cuidar dos dentes traz benefícios para o organismo em geral. Segundo o consultor em Odontologia Esportiva da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e cirurgião-dentista da CBF, Afonso Rocha, um foco infeccioso na boca, por exemplo, representa o comprometimento da saúde dos dentes e de outros órgãos do corpo, espalhando-se através da corrente sangüínea. “Isto agrava as doenças cardíacas e lesões das articulações dos joelhos e dos ombros e dificulta também a recuperação das lesões musculares, tornando o tratamento mais longo e com pouca eficiência”, explica Rocha.
A Odontologia, ciência que promove a manutenção de todo sistema estomatognático (mastigatório), começa a desenvolver uma nova área do conhecimento com grandes chances de crescimento e expansão: a Odontologia Desportiva.
A Odontologia Desportiva envolve desde o primeiro atendimento no local do acidente até o tratamento dentário e suas conseqüências. “Geralmente os atletas, profissionais e amadores, são tratados de forma convencional, o que é um grande erro, porque o tratamento de um esportista, sobretudo daquele que compete, deve ser diferente do de uma pessoa comum”, afirma o especialista em Saúde Bucal Coletiva e também consultor de Odontologia Esportiva da ABO, Hilton José Gurgel Rodrigues.
Segundo a Cirurgiã Dentista Dra. Èrica Sequeira, entre outros objetivos da Odontologia Desportiva está “garantir uma excelente saúde bucal ao desportista, detectando fatores prejudiciais a ele, como: respiração bucal, posicionamento dos dentes inadequados e administração de medicamentos com substâncias que possam causar doping positivo”.
O rendimento de um atleta pode diminuir por vários motivos, entre outros, estão:

Má oclusão - o que gera problemas de mastigação, podendo prejudicar a absorção dos nutrientes, assim como pode provocar desequilíbrios musculares, dores de cabeça e problemas na articulação têmporo-mandibular.
Dor e desconforto - que são suficientes para prejudicar o desempenho e a concentração. Uma simples dor de dente pode fazer a diferença em um prova decisiva.
Foco infeccioso na boca - o que representa o comprometimento da saúde dos dentes (um canal aberto significa 17% de queda no condicionamento) e/ou no periodonto (gengiva e tecidos de sustentação) e de outros órgãos do corpo, espalhando-se através da corrente sanguínea, provocando risco para o coração, lesões nas articulações e dificuldade de recuperação em lesões musculares.
Respiração bucal - pessoas que respiram basicamente pela boca, os chamados respiradores bucais, podem ter um rendimento físico 21% menor se comparado com um que respira pelo nariz. Neste caso aparelhos ortodônticos podem ser indicados para aumentar o rendimento do atleta e melhorar a qualidade de vida do indivíduo como um todo.
Hábitos viciosos (roer unhas, ranger dentes) – provocam abrasão, desgaste dos dentes e sobrecarga muscular, gerando um desequilíbrio em todo sistema mastigatório. Esses maus hábitos podem gerar dores de cabeça crônicas e fortes bem como estresse profundo.

Dra. Patricia Guerra
CRO RN 1633

Nenhum comentário:

Postar um comentário